ILUMINE O PRESENTE
E PRESERVE O FUTURO
Digite palavras ou frases para localizar a noticia desejada.
Terça-feira, 16 de Agosto de 2011
O descarte ecologicamente correto das lâmpadas visa evitar danos ambientais, como contaminações tóxicas no solo, já que, quando as lâmpadas são jogadas diretamente no lixo, o mercúrio presente nesse tipo de produto pode ser liberado no ar e oferecer riscos à saúde da população, além de poluir o meio ambiente.
Conforme a Semam (Secretaria de Meio Ambiente), para o recolhimento das quatro mil lâmpadas foram encaminhadas caixas para que as luminárias sem uso fossem devidamente acondicionadas. "A divulgação de informações sobre a correta destinação de resíduos é a melhor ferramenta para formação de um ambiente mais sustentável", destaca o secretário de Meio Ambiente, Fábio Nunes.
Segundo Eduardo Sebben, diretor da Apliquim Brasil Recicle, contratada pela Semam, o processamento das lâmpadas contempla a retenção e a recuperação do mercúrio, além do encaminhamento dos principais subprodutos recicláveis, como o vidro e o alumínio. "Atitudes como a da Prefeitura de Santos são exemplos de sustentabilidade e vem ao encontro da Lei 12.305 de 2010, que instituiu a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos", destaca Sebben.
O descarte de lâmpadas fluorescentes é mais uma ação da política de sustentabilidade da prefeitura, que, por meio da Semam, tem procurado apoiar iniciativas visando estimular a implementação da logística reversa no município, de acordo com a Lei 12.305/10.
A legislação determina que os fabricantes arquem com os custos da logística reversa, permitindo que o produto volte da casa do consumidor para o processo produtivo, facilitando o reaproveitamento dos materiais recicláveis e o descarte correto do que não pode ser reutilizado ou do material tóxico. A Prefeitura de Santos tem estimulado a criação de ecopontos e postos de entrega voluntária de resíduos. Tanto que, em sua página, no portal da Prefeitura, lista alguns ecopontos para destinação de pneus, parafina, remédios, componentes eletrônicos e óleo de cozinha, entre outros.
FOTO: MARCELO MARTINS
PREFEITURA DE SANTOS / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Fonte:
Administração Central - Rua Ramiro Barcelos, 630 - Sala 1317 - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS - CEP 90035.001
Unidade Indaial - Rua Brasília, 85 - Bairro Tapajós - Indaial/SC - 89130-000
Unidade Paulínia - Av. Irene Karcher, 1201 - Bairro Betel - Paulínia/SP - 13140-000